O TRATAMENTO DO BRUXISMO COM O DRY NEEDLING
Post 01 Blog

Post 01 Blog

O TRATAMENTO DO BRUXISMO COM O DRY NEEDLING

 

A Síndrome Dor Miofascial (SDM) e a Disfunção Temporomandibular (DTM) são consideradas como uma das causas de dor de cabeça e de pescoço. A Dor Miofascial é caracterizada por pontos-gatilho e condição dolorosa que afeta os músculos esqueléticos, suas fáscias associadas, tendões e ligamentos. Esta dor pode acometer um músculo ou um grupo de músculos e piora com atividade ou esforço, podendo ser local ou irradiar para outros locais. Aparecem alguns nódulos ou pontos-gatilho que se desenvolvem a partir do excesso de uso de um músculo, no caso da DTM devido ao bruxismo, apertamento dental, hábitos parafuncionais (roer unhas, mascar chicletes, morder caneta, dormir com a mão debaixo da mandíbula, etc), trauma, má postura, falta de exercício físico, distúrbios do sono, deficiências vitamínicas, artrite comum ou nervos sendo comprimidos na coluna e outros locais. Essas áreas dolorosas contém bioquímicos que modificam o ph dos nervos locais, diminuindo o fluxo de oxigênio (isquemia), causando mais dor, resultando em fibras musculares tensas e rígidas. A desativação dos pontos-gatilho é o principal tratamento na Síndrome de Dor Miofascial. O tratamento deste ponto-gatilho tem o objetivo de restaurar a função normal do músculo através do chamado agulhamento à seco (“dry needling”) que é uma técnica na qual agulhas de acupuntura são inseridas em pontos-gatilho a fim de diminuir ou atenuar a Dor Miofascial e a Disfunção Temporomandibular e melhorar o movimento dos músculos. Este tratamento permite que a contratura do músculo libere e que esse volte ao seu tamanho normal, a circulação melhora, diminuindo o inchaço e dispersando os produtos químicos, eliminando assim os seus efeitos nocivos sobre os nervos locais. A técnica de agulhamento à seco se diferencia das técnicas de acupuntura porque no agulhamento à seco o objetivo único é a inativação dos pontos dolorosos (“trigger points”) e interrupção do ciclo da dor. A razão pela qual esse método é tão eficaz é que ele corta o ciclo vicioso de uma forma muito direta que outros métodos não podem realizar. Muitos métodos de tratamento são aplicados aos músculos doloridos, mas nenhum é tão eficaz, de ação rápida e de longa duração como o tratamento de agulhamento à seco. O tratamento utiliza agulhas estéreis de monofilamento fino para atingir seu objetivo. A técnica é geralmente rápida, com limiar de dor muito baixo, ocasionando após aplicação uma redução da dor e melhora da função.

 

BRUXISMO

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono.

Os médicos ainda não entenderam completamente as causas que levam ao bruxismo. Mas com estudos, é possível saber que as razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:

  • Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão
  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão)
  • Outros problemas do sono, como a apneia do sono
  • Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças)
  • Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca
  • Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos
  • Complicação de uma doença, tal como a doença de Huntington ou doença de Parkinson

As conseqüências mais graves incluem:

  • Transtornos alimentares
  • Ansiedade, irritabilidade, estresse e tensão
  • Depressão
  • Sensação de calor ou frio nos dentes
  • Insônia

 

DRY NEEDLING

O Dry Needling, conhecido também como “Agulhamento à Seco”, é uma técnica que se utiliza de agulhas de Acupuntura Sistêmica para desativar fibras musculares tensas que geram dor.

Na técnica de Dry Needling, o conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos “pontos-gatilho”.

Os “ponto-gatilho” ou miofasciais são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos, perfeitamente palpáveis com as pontas dos dedos. Essa situação pode ser ocasionada por má postura, excesso ou falta de atividade física ou ainda por estresse emocional. Quando realizamos um estímulo na fibra muscular onde se encontra o ponto gatilho, o sangue que anteriormente não chegava até ela, volta a circular, desfazendo assim o nódulo de tensão. Este estímulo pode ser realizado através de massagem, colocação de eletroterapia e no caso do Dry Needling, colocando-se agulhas de acupuntura no ventre do músculo acometido.

Quando a agulha de acupuntura causa “microrrupturas” nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura. Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *